
MUITO FÁCIL,
MUITO ÚTIL
Da mesma maneira que pode variar o comportamento da sua suspensão com os espaçadores de volume, pode fazer o mesmo com o seu amortecedor FLOAT, FLOAT X e FLOAT X2, embora neste último se utilizem espaçadores de “anilha” que vêm integrados no próprio amortecedor.
Se quiser informar-se mais a fundo sobre os espaçadores de volume, recomendamos-lhe a leitura do artigo que encontra na área de Serviço Técnico, mas, resumindo, um espaçador é uma peça de plástico que tem como única função ocupar um determinado espaço dentro da câmara-de-ar. Isso significa que independentemente da pressão que utilizemos, podemos mudar o comportamento do amortecedor, do meio até ao fim do curso, tornando-o mais progressivo ou linear, consoante o nosso gosto e estilo de condução.
Os espaçadores não afectam a sensibilidade inicial do amortecedor.
O QUE FAZEM OS ESPAÇADORES?
Ao pormos um espaçador grande num amortecedor, tornamo-lo mais progressivo, porque a câmara-de-ar fica mais pequena. Isso significa que à medida que comprimimos o amortecedor, o ar tem menos espaço e aumentará rapidamente a sua dureza.
Assim, será necessário um grande impacto ou aplicar muito peso para chegar a esgotar todo o curso. Como pode imaginar, os atletas profissionais procuram uma grande progressividade, tanto nas suas suspensões como nos amortecedores, sacrificando a comodidade.
Se utilizarmos um espaçador pequeno, tornamos o amortecedor mais linear; ou seja, o seu comportamento vai ser muito similar do princípio ao fim do curso. Ao ter muito mais espaço na câmara-de-ar, à medida que o comprimimos, o seu endurecimento é menor.
Neste caso, é muito mais fácil esgotar todo o seu curso.
Sublinhe-se que os espaçadores de volume só afectam o comportamento do amortecedor na segunda parte do seu curso, o que nos permite manter a mesma sensibilidade na parte inicial, aquela que absorve as pequenas irregularidades do terreno.
AMORTECEDOR PROGRESSIVO
Há menos espaço na câmara-de ar e a sua dureza aumenta rapidamente do meio até ao final do curso
AMORTECEDOR DE COMPORTAMENTO LINEAR
Há muito mais espaço na câmara-de-ar e a força que temos de imprimir para chegar ao fim do curso é constante
UMA OPERAÇÃO MUITO SIMPLES
Se, com a pressão adequada, vir que nunca chega a utilizar todo o curso do seu amortecedor, é porque precisa de o tornar mais linear. Se, pelo contrário, vir que esgota o curso com muita facilidade, então necessita de o tornar mais progressivo.
Alterar este comportamento é muito fácil e rápido, e, conforme os casos, pode nem sequer implicar desmontar o amortecedor da bicicleta.
PASSO A PASSO

Não se assuste: não se trata de um óleo hidráulico, mas de lubrificação.










É importante que o faça com a fenda onde encaixará a argola metálica na posição adequada.







Últimas Entradas
- COMO TROCAR OS ESPAÇADORES DE VOLUME NUMA FOX 32 E 34
- COMO TROCAR OS ESPAÇADORES DE VOLUME NUMA FOX 36
- LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO DE AMORTECEDORES FLOAT
- CÓDIGOS FOX