COMO TROCAR OS ESPAÇADORES DE VOLUME NUMA FOX 3622-07-2016
A VARETA MÁGICA
De há dois anos para cá, a FOX 36 incorporou os chamados “Volume Spacers”, os espaçadores de volume, através dos quais se pode variar a curva da câmara-de-ar do sistema FLOAT para tornar a suspensão mais progressiva ou mais linear.
Hoje vamos ensiná-lo a trocá-los facilmente.
Já há muitos dias que vimos insistindo nos “Volume Spacers” (espaçadores de volume), através dos quais podemos variar a curva de comportamento da câmara-de-ar do sistema FLOAT, para tornar a suspensão mais progressiva ou mais linear.
Hoje ensinamo-lo a trocá-los numa FOX 36, mas também lhe recomendamos a leitura deste artigo simples que encontrará na nossa área de Serviço Técnico: ESPAÇADORES INTERNOS
Se tem uma FOX 32 ou 34, ensinamo-lo a trocar os espaçadores neste artigo: COMO TROCAR OS ESPAÇADORES DE VOLUME NUMA FOX 32 E 34
A diferença em relação à 32 ou à 34 é que a FOX 36 utiliza espaçadores que se inserem numa vareta.
APROVEITE TODO O CURSO
Para que servem os espaçadores? É muito simples: para variar o comportamento da câmara-de-ar do sistema FLOAT.
Já imaginávamos. Isto para si é chinês ou não lhe interessa? Então deixe-nos dizer-lhe que se não consegue aproveitar todo o curso da sua suspensão, ou, pelo contrário, se está sempre a esgotá-lo, estas pequenas peças de plástico são a solução para si.
Sim, embora tenham este aspecto tão simples, realizam um trabalho essencial. Na verdade, a função delas é ocupar um espaço concreto na câmara-de-ar. Quanto maior espaço ocuparem, mais progressivo é o comportamento da suspensão, ou seja, mais dura se torna à medida que vai ao fundo. Se, pelo contrário, utilizarmos poucos ou nenhum, a suspensão vai precisar de uma força similar para se afundar do princípio ao fim do curso.
Todas as suspensões trazem de origem um determinado número de espaçadores, que podem ser aumentados ou reduzidos. No caso da 36, é possível combinar peças de diferentes volumes, até um máximo de 4 (não ultrapasse esse número). E melhor ainda… pode fazê-lo você mesmo em casa, sem necessidade de se deslocar a uma oficina.
PRIMEIRO REGULE O SAG
O trabalho dos espaçadores está sempre condicionado a uma correcta regulação do SAG. Antes de jogar com os espaçadores, deve ter a certeza que o seu problema não deriva de uma má afinação do SAG, também chamado curso negativo.
O SAG é o afundamento que tem a suspensão ou o amortecedor com o peso do ciclista munido de todo o seu equipamento, incluindo vestuário adequado, capacete, mochila de hidratação, etc. Se com o SAG correctamente regulado, a sua suspensão tiver dificuldades em aproveitar todo o curso, ou, pelo contrário, o esgotar com demasiada frequência, precisa de jogar com os espaçadores.
Tenha em conta que os espaçadores não afectam a primeira parte do curso da suspensão ou a sensibilidade inicial; actuam do meio até à parte final, endurecendo de forma mais rápida ou lenta o segmento final.
LINEAR: Se com a regulação de SAG correcta esgota com muita frequência todo o curso, é porque precisa de acrescentar espaçadores de volume para que a sua suspensão se torne mais progressiva e endureça à medida que se afunda.
PROGRESSIVA: Se com a afinação de SAG correcta nunca consegue aproveitar todo o curso da sua suspensão, então necessita de tirar espaçadores de volume ou colocar uns mais pequenos para a tornar mais linear. Deste modo, aproveitará todas as suas potencialidades.
QUE MATERIAL NECESSITAMOS PARA REALIZAR A OPERAÇÃO?
Bomba de ar especial de amortecedores
Massa
Massa Slick Honey
Espaçadores de volume modelo 36
Uma pequena chave allen
Um pano pequeno
Uma chave de caixa de boca hexagonal de 32 mm
Luvas de látex e óculos de protecção são recomendáveis.
Tempo da operação: Cerca de 15 minutos (Não é preciso desmontar a suspensão da bicicleta)
ESPAÇADORES
SUSPENSÃO
REFERÊNCIA
COR
VOLUME
PREÇO
32
2204-234-04-811
Azul
8 cc
3,75 euros unidade
34
2204-234-04-950
Amarelo
10 cc
3,75 euros unidade
36
2204-234-04-628
2204-234-04-722
Azul
Naranja
7,6 cc
10,8 cc
2,35 euros unidade
3,10 euros unidade
40
2204-234-04-726
vermelho
10 cc
3,75 euros unidade
COMO TROCAR OS ESPAÇADORES DE VOLUME. PASSO A PASSO
1.Tiramos a tampa de protecção da válvula do ar do sistema FLOAT situada na barra esquerda do monocoque.2. Confirmamos a pressão que levamos normalmente e tomamos nota dela, para voltar a colocar a mesma ao finalizar a operação.3. Por uma questão de segurança, é muito, muito, muito importante retirar todo o ar existente no interior da câmara-de-ar. Podemos efectuá-lo através do botão de despressurização da própria bomba de ar, ou usando uma chave allen de tamanho pequeno que pressione a válvula. Aconselhamo-lo a utilizar um pano velho para evitar sujar-se com o óleo de lubrificação.4. Para retirar o “top cap” que incorpora a válvula do ar, utilizaremos uma chave de caixa de 32 mm. É muito importante que a chave seja da medida certa e que o façamos com cuidado, já que a coroa da suspensão é de alumínio e fica marcada com muita facilidade.5. Quando a tivermos um pouco solta, utilizaremos a mão para acabar de a desapertar.6.No caso da FOX 36, quando retiramos o “top cap”, ele contém incorporada uma vareta que atravessa os espaçadores, como uma “espetada”. Nas FLOAT 32 e 34, os espaçadores estão pegados ao cimo da rosca.7- Agora já temos a “espetada” à vista. Neste caso, levamos apenas um espaçador azul de 7,6 cc e vamos trocá-lo por um cor de laranja de 10,8 cc. Também poderíamos colocar dois azuis e ocupar um espaço de 15,2 cc… Na verdade, podemos utilizar até um máximo de 4 espaçadores, quer sejam todos iguais ou combinados.8. Para retirar o espaçador azul, primeiro temos de tirar o pequeno anel (O-ring) existente no extremo superior. Sai de uma forma muito fácil. Faça uma ligeira pressão e empurre-o até ao exterior.9.Nesta fotografia consegue ver ao pormenor o O-ring e a ranhura onde está encaixado. Tenha cuidado e não o perca quando realizar a troca de espaçadores.10. Verá que o espaçador possui uma ranhura lateral e que a vareta tem um parafuso na ponta. Para retirar o espaçador deve fazer coincidir ambas as partes e pressionar. É normal que lhe custe um pouco.11. Neste caso queremos tornar a suspensão mais progressiva. Ou seja, pretende-se que endureça mais até ao fim do curso. Podemos acrescentar mais um ou dois espaçadores de cor azul, ou, se preferirmos uma mudança mais subtil, substituir o espaçador azul pelo cor de laranja. Pode combinar espaçadores de diferentes medidas até um total de 4, que é o máximo que esta suspensão admite.12. Pormenor da ranhura do espaçador e a ponta em parafuso no cimo da vareta. Ao introduzir o espaçador também deveremos fazer coincidir uma parte com a outra e exercer pressão.13.Volte a introduzir o O-ring.14. Encoste o espaçador ao extremo superior e torne a encaixar o pequeno O-ring na sua ranhura.15. Antes de introduzir de novo a vareta no monocoque utilizaremos uma massa especial chamada Slick Honey. Como é una marca muito difícil de encontrar no nosso país, também pode utilizar a Slick Kick de R.S.P., que se arranja com facilidade e que está igualmente indicada para suspensões. Não utilize outro tipo de massa.
16. Não se corte. Cubra bem com massa toda a vareta.17.Antes de introduzir novamente os espaçadores, observe o interior da suspensão. Ao fundo vai ver um orifício circular onde encaixa a ponta da vareta. Nos modelos 32 e 34, os espaçadores vêm pegados à parte superior da tampa superior, mas no caso da 36 o sistema é um pouco diferente. Recomendamos-lhe que o observe para que fique com uma ideia do que terá de fazer e para se mentalizar de que por vezes não se consegue encaixá-lo à primeira, e outras pode demorar um pouco até o conseguir. Infelizmente não há nenhum conselho infalível para o fazer à primeira, é uma questão de pulso.18.Antes de proceder à introdução dos espaçadores, coloque um pouco de massa na rosca interior da coroa. Aqui pode utilizar uma massa convencional.19. Afine o pulso e introduza a vareta o mais direita possível para que encaixe na parte inferior.20. Enrosque o “top cap” à mão.21. Finalmente, aperte com a chave de caixa. Faça-o com cuidado para não marcar a rosca e não aperte em excesso: não se trata do parafuso de uma roda de um camião!22.Se colocou mais espaçadores ou um espaçador maior, reduza duas décimas à pressão que tinha no princípio. Se, pelo contrário, tiver retirado espaçadores, aumente a pressão um par de décimas.23. Lembre-se de colocar a tampa protectora da válvula de ar.