
NO PONTO EXACTO
Os pequenos detalhes às vezes não são assim tão pequenos. Colocar a patilha de aperto da roda dianteira na sua posição correcta não é uma questão estética, mas sim de segurança.
Ter a patilha de aperto da roda da frente numa posição incorrecta pode valer-nos um grande susto, já que pode prender-se num ramo ou tocar numa pedra, provocando uma abertura indesejável do sistema de aperto e, consequentemente, corre o risco de perder o controlo da direcção, ou pior ainda… de perder a roda dianteira. E isso é algo que, garantimos-lhe, não vai querer experimentar.
CINCO MINUTOS E NUNCA MAIS
Quando compramos uma bicicleta nova ou trocamos a suspensão, muitas vezes essa patilha de aperto não fica onde deveria estar. Ou seja, entre 10 e 20 mm à frente da barra do monocoque, tal como mostra o desenho que ilustra este artigo. Qualquer outra posição é considerada errada, especialmente aquelas que deixam a patilha voltada para a frente ou para o chão.
Ajustar a posição é algo muito simples que apenas nos roubará cinco minutos e em que nunca mais deveremos tocar, já que no caso das patilhas de aperto 15QR da FOX a posição mantém-se fixa.
Um pormenor importante é que a patilha tem de se fechar com a força da mão, nunca utilizando ferramentas. Se ao fechar a patilha, sentir que esta está demasiado dura ou muito solta, deve reajustar a rosca do eixo até encontrar a posição correcta.
COMO FAZÊ-LO PASSO A PASSO









EIXO KABOLT 15 MM
Os eixos Kabolt estão disponíveis nas cores preto e laranja, e nas medidas 15×100 mm ou 15×110 mm (eixo Boost).
Se quiser simplificar a operação e ainda poupar 40 gramas de peso, pode utilizar um dos eixos superleves Kabolt, desenhados pelo atleta norte-americano Geoff Kabush.


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