
QUANDO A EVOLUÇÃO
É UMA REVOLUÇÃO
Há a cada ano pequenas evoluções, pequenas melhorias que fazem de algo já bom, muito melhor. No entanto são muito poucas as vezes que resultam numa autêntica revolução, uma renovação total de um produto que já se considerava excelente.
Hoje é um desses dias na FOX. Um dia de revoluções. Um dia no qual os números alcançaram um outro significado. Um dia especial de renovações e de novas integrações na gama.
Bem… não estamos a passar por um bom período. Mas é sabido que no mundo das bicicletas não podemos parar… Porque se páras, cais.
Mais modelos, mais opções, mais suaves, mais ajustáveis para se adaptarem a qualquer tipo de terreno… Definitivamente mais especializadas que nunca, porque o MTB actual assim o exige. Suspensões e amortecedores específicos para modalidades cada vez mais exigentes.

ERA NECESSÁRIO UMA 38?
É uma boa questão que vamos responder muito rapidamente… SIM!
Já sabemos que está a pensar naquelas tácticas de marketing planeadas para se vender mais. Mas reflicta um pouco e veja como cresceu o enduro, como as bicicletas aumentaram os seus cursos, como os utilizadores aumentaram o seu nível. Por isso agora é exigido às bicicletas e por consequência às suspensões, qualidades anteriormente distas nas bicicletas de downhill. Pense também nas bicicletas eléctricas, no seu maior peso, na exigência torsional de todo o seu conjunto.
Era definitivamente necessária, mas não bastava “engordar” a coroa e o monocoque e fazer uma réplica da bem-sucedida 36. A sua aparição serviu para fazer uma toda uma revolução da gama de maior curso da FOX. Para dotá-las de uma tecnologia nunca antes vista e da qual falaremos num próximo artigo.
Mas para que tenhas uma ideia, apenas se aproveitou… nada dos modelos anteriores (36 e 40). Piston, câmara de ar, coroa, monocoque, eixo, modos externos de afinação, suavidade de funcionamento, rigidez, peso.. tudo isso agora é melhor, muito melhor. Tanto que estamos perante as melhores FOX de todos os tempos. Tanto, que agora, neste momento, não sabemos como será possível no futuro melhorá-las.
A 36 AUMENTA OS SEUS ATRIBUTOS
Como é possível que a 36 aumentem os seus atributos se surgiu agora uma irmã que lhe faz concorrência?
Pois bem, agora a suspensão mais premiada de todos os tempos, vai ficar com parte do bolo das All Mountain, o das 34 (não Step Cast) um mercado ainda maior que o do enduro. AS 38 ficam para os cursos de 170 e 180mm, mas as 36, que no catálogo aparece com um curso de 160, na realidade, pode ser modificada para cursos que vão desde os 130 aos 170mm.
Compreende agora porque esta suspensão, que agora até é muito melhor, tem mais atributos?

A 36 aparece nas tabelas com um curso de 160mm, mas lembre-se que se pode alterar internamente de maneira simples e económica para que tenha disponíveis, cursos de 130 até 170mm.
ESPECIFICAÇÕES:
-
-
- Novo chassis e gráficos
- Novo arco do monocoque que permite mais espaço para a coluna de direcção e reduzir o RAKE
-
- Novos purgadores de ar nas pernas de baixo que permite a equalização da pressão do ar no interior das mesmas com a pressão atmosférica exterior, pressionando apenas os botões.
- Novo sistema de passagem do ar e óleo para melhorar o banho de óleo e a lubrificação dos casquilhos.
- Melhorias no cartucho GRIP2. O cartucho GRIP2 conta agora com a patenteada válvula VVC tanto no circuito de rebound como de compressão.
- 8 clicks de ajuste para a compressão e rebound de alta velocidade no cartucho Grip2
- Tamanho de rodas: 27.5” e 29”
- Rake: 37mm, 44mm, 51mm
- Cores: Gloss Orange, Gloss Black, Matte Black e Root Beer na versão Heritage
- Guarda-lamas opcional com 4 pontos de fixação
- Opções Live Valve e E-Bike
-
GAMA FOX 36 2021 | ||
---|---|---|
MODELO | TAMANHO DE RODA | PREÇO |
36 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. PRETA 100MM (RAKE 37MM) | 26″ 15TAX100/ 1.125 | 1.395€ |
36 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. PRETA 100MM (RAKE 37MM) | 26″ 15TAX100/1.5T | 1.395€ |
36 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. PRETA 160MM (RAKE 44MM) | 27,5″ 15QRX110 | 1.449€ |
38 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. LARANJA 160MM (RAKE 44MM) | 27,5″ 15QRX110 | 1.449€ |
EDIÇÃO LIMITADA HERITAGE 38 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. ROOT BEER 160MM (RAKE 44MM) | 27,5″ KABOLT 110 | 1.449€ |
36 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. PRETA 160MM (RAKE 51MM) | 29″ 15QRX110 | 1.449€ |
36 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. PRETA 160MM (RAKE 44MM) | 29″ 15QRX110 | 1.449€ |
36 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. LARANJA 160MM(RAKE 44MM) | 29″ KABOLT 110 | 1.449€ |
EDIÇÃO LIMITADA HERITAGE 36 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. ROOT BEER 160MM (RAKE 44MM) | 29″ 15QRX110 BOOST | 1.449€ |
FOX 38. A NOVA RAINHA DO ENDURO
As actuais exigências do enduro, sobretudo nas provas do Enduro World Series, e o aumento de curso, que ultimamente têm tido estas bicicletas, levaram à criação de um novo escalão na gama FOX. Um novo modelo, muito mais capaz, mais sólido, mais rígido, mas igualmente com um peso próximo ao de uma 36.

A nova 38 é a suspensão mais avançada que actualmente existe para a prática do enduro. Uma suspensão de “Corridas” também para o cliente final com todas as possibilidades que os riders têm.
ESPECIFICAÇÕES:
-
-
- Novo chassis e gráficos
- Novo arco do monocoque que permite mais espaço para a coluna de direcção e reduzir o RAKE
- Novo tubo de direcção com forma elíptica para melhorar a rigidez
-
- Novos purgadores de ar nas pernas de baixo que permite a equalização da pressão do ar no interior das mesmas com a pressão atmosférica exterior, pressionando apenas os botões.
- Novo sistema de passagem do ar e óleo para melhorar o banho de óleo e a lubrificação dos casquilhos.
- Melhorias no cartucho GRIP2. O cartucho GRIP2 conta agora com a patenteada válvula VVC tanto no circuito de rebound como de compressão.
- 8 clicks de ajuste para a compressão e rebound de alta velocidade no cartucho Grip2
- Opcções de curso: 160mm-180mm
- Desenho específico que maximiza a rigidez e o peso, melhora o espaço disponível para o tudo de direção através da NOVA ponte em forma curva.
- 31% mais rígida transversalmente, 9% mais rígida frontalmente e 20% mais rígida torsionalmente que a 36
- Nova câmara EVOL com mais volume de ar
- Tamanho de rodas: 27.5” e 29”
- Rake de 37mm, 44mm, 51mm
- Cores: Gloss Orange, Gloss Black, Matte Black e Pistachio na versão Heritage
- Guarda-lamas opcional com 4 pontos de fixação
-
GAMA FOX 38 2021 | ||
---|---|---|
MODELO | TAMANHO DE RODA | PREÇO |
38 PERFORMANCE FIT 4 3 POS. PRETA 170MM (RAKE 44MM) | 27,5″ 15QRX110 | 1.259€ |
38 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. PRETA 170MM (RAKE 44MM) | 27,5″ 15QRX110 | 1.579€ |
38 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. PRETA 180MM (RAKE 44MM) | 27,5″ 15QRX110 | 1.579€ |
38 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. LARANJA 180MM (RAKE 44MM) | 27,5″ 15QRX110 | 1.579€ |
EDIÇÃO LIMITADA HERITAGE 38 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. PISTACHIO 170MM (RAKE 44MM) | 27,5″ KABOLT 110 | 1.579€ |
38 PERFORMANCE FIT 4 3 POS. PRETA 170MM (RAKE 44MM) | 29″ 15QRX110 | 1.259€ |
38 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. PRETA 170MM (RAKE 44MM) | 29″ 15QRX110 | 1.579€ |
38 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. PRETA 170MM (RAKE 44MM) | 29″ 15QRX110 | 1.579€ |
38 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. LARANJA 180MM (RAKE 44MM) | 29″ 15QRX110 | 1.579€ |
EDIÇÃO LIMITADA HERITAGE 38 FACTORY GRIP 2. HSC, LSC, HSR, LSR. PISTACHIO 170MM (RAKE 44MM) | 29″ KABOLT 110 | 1.579€ |
NOVA 40 (27,5 E 29″)

Tal como as suas irmãs de menor diâmetro, as 40 foram completamente renovadas. O monocoque é totalmente novo e prescindiu-se do nome 49. Agora a suspensão denomina-se unicamente 40 para ambas as versões.
NOVA POR DENTRO E POR FORA
Completamente redesenhada para 2021, a nova 40, que podes encontrar brevemente nas lojas, é o mesmo protótipo que tem sido testado durante a World Cup das equipas oficiais FOX. A nova versão não só oferece maior possibilidade de regulações, e uma substancial melhoria da suavidade de funcionamento, mas também ganhou rigidez sem aumentar uma única grama ao peso final.
ESPECIFICAÇÕES:
- Novo chassis e gráficos
- Novo arco do monocoque que permite mais espaço para a coluna de direção e reduzir o RAKE
- Novos purgadores de ar nas pernas de baixo que permite a equalização da pressão do ar no interior das mesmas com a pressão atmosférica exterior, pressionando apenas os botões
- Novo sistema de passagem do ar e óleo para melhorar o banho de óleo e a lubrificação dos casquilhos.
- Desenho específico que maximiza a rigidez e o peso, melhora o espaço
- O cartucho GRIP2 conta agora com a patenteada válvula VVC tanto no circuito de rebound como de compressão
- Sistema VVC que oferece uma mudança de configuração dos “shims” em andamento, que é como beneficiar de uma alteração do valving, mas sem ter de abrir a suspensão, agora, só tem de simplesmente girar o botão.
- 8 clicks de ajuste para a compressão e rebound de alta velocidade no cartucho Grip2
- Curso de 203mm
- Offsets: 48mm e 52mm
- Tamanho de rodas: 27.5” e 29”
- Nova câmara EVOL de maior volume de ar
- Cores: Gloss Orange, Gloss Black e Battleship Grey na versão Heritage
- Guarda-lamas opcional com 4 pontos de fixação
GAMA FOX 40 2021 | ||
---|---|---|
MODELO | TAMANHO DE RODA | PREÇO |
40 FACTORY, GRIP 2, HSC, LSC,HSR, LSR, COR PRETA(RAKE 48MM) | 27,5″ 20TAX110 | 2.249€ |
40 FACTORY, GRIP 2, HSC, LSC,HSR, LSR, COR LARANJA (RAKE 48MM) | 27,5″ 20TAX110 | 2.249€ |
EDIÇÃO LIMITADA HERITAGE 40 FACTORY, GRIP 2, HSC, LSC,HSR, LSR, COR CINZA BATTLESHIP (RAKE 48MM) | 27,5″ 20TAX110 | 2.249€ |
40 FACTORY, GRIP 2, HSC, LSC,HSR, LSR, COR PRETA(RAKE 52MM) | 29″ 20TAX110 | 2.249€ |
40 FACTORY, GRIP 2, HSC, LSC,HSR, LSR, COR LARANJA (RAKE 52MM) | 29″ 20TAX110 | 2.249€ |
EDIÇÃO LIMITADA HERITAGE 40 FACTORY, GRIP 2, HSC, LSC,HSR, LSR, COR CINZA BATTLESHIP (RAKE 52MM) | 29″ 20TAX110 | 2.249€ |
MODELOS HERITAGE LIMITED EDITION
Aos mais fiéis seguidores da marcar iram-se lembrar desse castanho “Coca-Cola” da 36 Limited Edition e o branco sujo ou o cinza claro da 40. E com razão!!! Ambas as cores foram recuperadas da gama de suspensões de 2004. A elas se junta a cor Pistachio da versão 38.
Outras mudanças que irá encontrar nestes modelos da Edição Limitada Heritage, está disponível até a fim do stock, é que todos os seus botões são em preto mate.
O resto das características são idênticas às suas irmãs convencionais.

Últimas Entradas
- OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS DAS FOX 36, 38 E 40 DE 2021
- AS NOVAS FOX 36, 38 E 40 DE 2021
- NOVA SANTA CRUZ HECKLER e-BIKE
- NOVO TRANSFER 175 MM