
A NOVA
REFERÊNCIA
A Step Cast apresenta um design revolucionário que lhe permite situar-se nos 1.345 gramas (medida 27,5”) sem usar carbono e conservando a máxima rigidez da estrutura.
Com a colaboração de Marc Costa
Já não era segredo que a FOX estava prestes a apresentar uma nova suspensão de XC. Na verdade, já se tinham visto muitas fotografias da suspensão nas bicicletas dos elementos da equipa Trek e nas mãos do próprio Absalon durante as provas da temporada. Com a sua chamativa cor laranja e o seu curioso design Step Cast, com um pronunciado corte na parte inferior do monocoque, era impossível passar despercebido.

DESIGN STEP-CAST
É precisamente nesse corte na parte inferior do monocoque que reside o segredo do novo modelo da FOX para conseguir um peso recorde.
Os engenheiros desenvolveram um novo chassis com uma largura global muito inferior à do modelo actual, mas com um pronunciado corte na parte inferior para deixar espaço ao cubo e ao disco, que poderá ser de 180 mm no máximo.
Este design não é um capricho estético. A estreiteza do conjunto permite poupar muito peso na coroa, no monocoque e nas barras, que também são mais curtas. No total, fala-se de uma poupança de cerca de 365 gramas, em comparação com o modelo anterior, e tudo isso sem usar carbono na coroa ou no tubo de direcção, e sem necessidade de utilizar casquilhos ou cubos de medidas especiais.

Obviamente também se perdeu peso com o uso de um novo cartucho FIT 4 e uma câmara-de-ar redesenhada, que apesar de ser de menores dimensões, mantém a curva de comportamento do modelo precedente e permite o uso de espaçadores de volume (até 4), para a tornar mais progressiva ou linear.
Estética, peso e… estrutura. Este é outro dos pontos que melhorou de forma incrível, uma vez que a compactação de todo o conjunto a torna estruturalmente mais rígida do que os modelos precedentes.

4 OPÇÕES DE CHASSIS
A nova Step Cast estará disponível para modelos de 27,5 e 29 polegadas, e em versões de eixo de 100 mm ou 110 mm Boost, que confere uns milímetros extra aos cubos e, por conseguinte, um aumento de rigidez lateral.
A nível de cores, em Portugal estará disponível na cor de laranja que se vê nas fotos (a que utilizarão todas as equipas de competição) e em preto mate.
Como é habitual, o tratamento Kashima estará presente em todos os modelos Factory Series, enquanto nas Performance Series o tratamento das barras será em preto mate. Esse tratamento preto não é um novo tipo de Kashima, como se disse em muitas páginas na Internet quando viram os primeiros protótipos nas mãos de Sergio Mantecón; é simplesmente um anodizado preto mate, que confere uma estética espectacular aos novos modelos.
PURA XC
A nova 32 SC não vem substituir a actual 32, que continuará no catálogo, inclusivamente na versão de 26”. A SC é uma suspensão pura de XC que responde a uma necessidade daqueles clientes mais “racing” que procuravam um produto funcional, eficaz e sobretudo leve. É por isso que a SC não ultrapassa os 100 mm de curso (pode ser utilizada com 80, 90 e com os 100 mm que traz de série), admite um máximo de largura de pneu de 2.3” polegadas e discos de 180 mm, no máximo. Medidas, em todo o caso, mais do que suficientes para os utilizadores de XC.
A Step Cast tem chegada prevista ao mercado português no mês de Junho, a preços muito competitivos e semelhantes aos do modelo actual: 1.089 euros para as Factory Series e 759 euros no caso das Performance Series. As IRD electrónicas situar-se-ão nos 1.799 euros

NOVA GAMA STEP-CAST FACTORY | ||
---|---|---|
FACTORY SERIES | ||
27.5″ | 29″ | |
Curso | 100 mm | 100 mm |
Câmara-de-ar | FLOAT | FLOAT |
Cartucho hidráulico |
|
|
Opções de eixo |
|
|
Tratamento das barras | Kashima Coat | Kashima coat |
Tubo de direcção | 1,5″ Taper | 1,5″ Taper |
Cores | Gloss Orange/Black Matte (Laranja/preto mate) | Gloss Orange/Black Matte (Laranja/preto mate) |
CONCEITO STEP CAST | ||||
---|---|---|---|---|
|

COMPARAÇÃO DE PESOS |
||||
---|---|---|---|---|
Pesos 32SC FACTORY 2017 (tubo de direcção cortado a 165 mm e aranha instalada) | ||||
29″ |
Eixo Boost 15×110 mm/QR | 1.390 g | ||
29″ |
Eixo Kabolt Boost 15×110 mm | 1.350 g | ||
27,5″ |
Eixo Boost 15×110 mm/QR | 1.385 g | ||
27,5″ |
Eixo Kabolt Boost 15×110 mm | 1.345 g | ||
Pesos modelo 32 2016 | ||||
29″ |
Eixo 15×110 mm QR | 1.620 g | ||
29″ |
Eixo Kabolt Boost 15×110 mm | 1.715 g |
ASSIM É A NOVA 32 STEP-CAST POR DENTRO
EMILY BATTY ESTREIA A NOVA 32 SC
Últimas Entradas
- OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS DAS FOX 36, 38 E 40 DE 2021
- AS NOVAS FOX 36, 38 E 40 DE 2021
- NOVA SANTA CRUZ HECKLER e-BIKE
- NOVO TRANSFER 175 MM