
DE TRÊS MESES
A DOIS ANOS
Um dos aspectos que suscitam mais mal-entendidos entre fabricantes, lojas e utilizador final é o que diz respeito às garantias daqueles componentes da bicicleta que são elementos de desgaste, o que, no caso de uma bicicleta, são muitos.
Correntes, transmissões, suspensões, pastilhas de travão, pneus, entre outros, logicamente não têm dois anos de garantia.
É certo que as garantias são um daqueles assuntos que o utilizador final muitas vezes não tem em conta e o ponto de venda não comenta, e, como tal, causa mais problemas na relação entre as duas partes.
Quando compramos um carro ou uma mota, a primeira coisa que perguntamos antes de sair pela porta é “Quando tenho de fazer a primeira revisão?”, que normalmente está associada à primeira mudança de óleo. No entanto, no universo das bicicletas, à semelhança de muitos outros desportos, nem o ponto de venda informa nem o utilizador final pergunta, dando como assente que tudo tem dois anos de garantia.
Toda a informação sobre os prazos de garantia aparece sempre no manual do utilizador e, no caso da Fox Europa, está sujeita à lei das garantias europeia, que é distinta da norte-americana.
REVISÕES VS. GARANTIAS
Se não fizer a revisão, perde a garantiaTal como acontece com os automóveis e com as motas, se um utilizador não fizer as revisões, o produto perde a garantia.
ELEMENTOS DE DESGASTE
Nem tudo tem 2 anos de garantiaRetentores, O-rings, casquilhos, autocolantes, entre outros, são elementos de desgaste, que logicamente não possuem dois anos de garantia.

ELEMENTOS DE DESGASTE
Quando compramos uma bicicleta, esta tem dois anos de garantia; existem até fabricantes que nos dão garantia vitalícia, mas evidentemente não em todas as peças que a compõem.
Um pneu tem uma garantia, da estrutura, mas não por um uso excessivo ou um uso incorrecto. Na verdade, um pneu pode desgastar-se num só dia, sem que o fabricante tenha a obrigação de o substituir por um novo. Se, pelo contrário, tiver um problema estrutural, aí sim, o fabricante tem de o considerar na garantia.
Os elementos de desgaste têm garantias muito complexas e as suspensões não escapam a elas, porque são compostas por peças estruturais que possuem dois anos de garantia, mas, ao mesmo tempo, também por muitas pequenas peças que são consideradas elementos de desgaste e cuja falta de substituição ou manutenção pode fazer-nos perder a garantia geral do produto.
QUAIS SÃO OS ELEMENTOS DE DESGASTE
Retentores, O-rings, autocolantes ou casquilhos são alguns dos elementos considerados de desgaste; enquanto as barras e coroa do monocoque, ou o tubo de direcção, por exemplo, são elementos que mantêm os dois anos de garantia. Mas atenção: essa garantia estará sempre sujeita a uma manutenção e revisão adequadas dos elementos de desgaste, já que, por exemplo, uns retentores em más condições podem provocar um desgaste ou deterioração prematura das barras do monocoque e casquilhos.

Definir um limite de horas tem a sua lógica
Muitos utilizadores apenas usam a bicicleta um ou dois dias por semana, o que equivale a menos de um ano de uso, mas muitos outros pedalam com mais frequência e de um modo mais intenso. Neste caso, o uso e o desgaste da bicicleta obviamente medem-se por horas.
As condições de utilização extremas ou com condições meteorológicas adversas (chuva, lama, pó) adiantam estes prazos de revisão.

Sem uma, perde a outra
A FOX indica que o utilizador deve limpar a sua suspensão depois de cada saída e fazer uma revisão periódica às regulações/afinações, mas, mais importante ainda, deve realizar uma manutenção completa anual ou a cada 125 horas de uso, que inclua uma inspecção interna e externa, revisão completa do sistema hidráulico e do cartucho de ar, substituição de retentores e óleo de lubrificação.
Sem isso, perde rendimento e perde a garantia.
COMO SABEM OS NOSSOS TÉCNICOS SE ULTRAPASSÁMOS O NÚMERO DE HORAS?
Não imagina como é fácil diagnosticar um mau uso ou um excesso de horas. O óleo, a sujidade, o desgaste interno, tudo isso são sinais instantâneos do nosso estilo de condução e uso, e, dessa forma, funcionam como uma luz de alarme muito clara para os nossos técnicos.
PEÇAS ORIGINAIS
Um dos erros habituais dos utilizadores é utilizarem óleos ou peças, especialmente retentores, de outras marcas do mercado. Logicamente, a FOX só garante a qualidade dos seus produtos e não dos de outros fabricantes. Os nossos produtos foram desenhados e fabricados segundo os parâmetros de qualidade do departamento de desenvolvimento. Logo, o uso de peças de outras marcas invalida a garantia.
QUANDO SE INICIA A GARANTIA?
No exacto momento da compra. Para ter direito à garantia é indispensável apresentar a factura de compra, não serve um talão de compra. E lembre-se… a garantia é válida apenas para o primeiro comprador.

Cuidado com as surpresas
Neste caso, a BICIMAX não tem problema algum em reparar o produto, mas tal como o resto dos utilizadores, a garantia deve ser validada pelo ponto de venda original, o consumidor final não pode fazê-lo directamente. Nestes casos, muitos utilizadores costumam deslocar-se a um dos nossos pontos de venda autorizados. Eles podem validar a garantia, mas ao ser um produto comprado noutro lugar, é muito provável que cobrem pela tramitação e gestão de garantias. Ou melhor, pelo seu tempo de trabalho.
Com a garantia FOX
Além de receberem formação directa dos técnicos da marca, os nossos pontos de venda autorizados e Serviços Técnicos Oficiais usam ferramentas, peças e produtos originais, o que significa que as revisões realizadas nestes locais conservam a garantia dos produtos FOX, sempre que tenham sido realizadas dentro dos prazos adequados. São eles os únicos que podem iniciar os procedimentos de uma possível garantia e a nossa oficina da Bicimax é a única que verifica se um produto entra ou não na garantia.
O QUE FAZER SE O SEU PRODUTO TIVER UMA ANOMALIA?
Nesse caso, tem de entrar em contacto imediatamente com o seu ponto de venda habitual para que eles a avaliem e transfiram o problema para nós.
TENTE AGIR COM LÓGICA
Na tramitação de uma garantia, há uma grande parte de lógica e de bom senso entre fabricante e utilizador. Porém, ficariam boquiabertos com as reparações que chegam à nossa oficina exigindo serem abrangidas pela garantia. O-rings deformados pelo uso de produtos inadequados, pintura desgastada pela utilização de desengordurantes agressivos, barras de monocoque dobradas devido a um impacto, tubos de direcção mal cortados, horas excessivas de uso… etc.
É óbvio que todos estes casos são rapidamente detectados pelos nossos técnicos, que remetem o parecer negativo ao ponto de venda e este o transmite ao cliente final.
PRAZOS DE GARANTIA DE SUSPENSÕES | ||||
---|---|---|---|---|
DESCRIÇÃO | PRAZOS | |||
Perda de ar |
90 dias | |||
Perda de ar pelos retentores |
90 dias | |||
Desgaste das barras do monocoque |
6 meses | |||
Folga nos casquilhos de fricção |
6 meses | |||
Ruptura de monocoque ou ponte |
2 anos | |||
Ranger da coroa |
2 anos | |||
Danos na pintura Tenha cuidado com o uso de produtos de limpeza muito abrasivos que danifiquem a pintura. |
2 anos | |||
A compressão do cartucho não funciona |
2 anos | |||
Ruídos ao comprimir a suspensão Deverá ser sujeita a revisão |
2 anos | |||
Afinação do sistema remoto Não é aceite como situação coberta pela garantia |
Sem garantia | |||
Não aproveita todo o curso Deverá ser sujeito a revisão e ter as manutenções em dia |
2 anos | |||
Ruptura de molas Deverá ser sujeito a revisão e ter as manutenções em dia |
2 anos |
PRAZOS DE GARANTIA DE AMORTECEDORES | ||||
---|---|---|---|---|
DESCRIÇÃO | PRAZOS | |||
Perda de ar |
90 dias | |||
Perda de óleo pelos manípulos de regulação |
90 dias | |||
Não funciona o sistema de compressão |
Sujeito a manutenção e utilização | |||
Folga nos redutores |
Sujeito a manutenção e utilização | |||
Desgaste no corpo Deverá ser sujeito a revisão |
90 dias | |||
Afinação do sistema remoto Não é aceite como situação coberta pela garantia |
Sem garantia | |||
Ruptura da câmara de ar ou cabeça Deverá ser sujeito a revisão e ter as manutenções em dia |
6 meses | |||
Ruptura de molas Deverá ser sujeito a revisão |
2 anos |
CONDIÇÕES DAS GARANTIAS
- A garantia implica que o produto de suspensão FOX seja utilizado em condições normais e com uma manutenção adequada conforme as especificações indicadas pela FOX.
- A presente garantia aplica-se exclusivamente às suspensões FOX
adquiridas como produto novo a um agente autorizado pela FOX, e cobre unicamente o proprietário que adquiriu originalmente, num estabelecimento comercial, um produto de suspensão FOX novo, não sendo possível de transferir para posteriores proprietários. - Esta garantia ficará sem efeito no caso de o produto de suspensão FOX ser submetido a um uso indevido ou negligente, a uma reparação ou manutenção incorrectos ou não autorizados, a qualquer alteração ou modificação, caso sofra um acidente, ou qualquer outro uso anómalo, excessivo ou inapropriado.
- Se se determinar, segundo o critério exclusivo e concludente da FOX, que um produto de suspensão FOX está coberto por esta garantia, proceder-se-á à sua reparação ou substituição por um modelo comparável, escolhido exclusivamente pela FOX, escolha essa que será definitiva e vinculativa. ESTE SERÁ O ÚNICO RESSARCIMENTO PREVISTO AO ABRIGO DESTA GARANTIA. FICAM EXCLUÍDOS EXPRESSAMENTE QUAISQUER OUTROS RESSARCIMENTOS OU DANOS E PREJUÍZOS QUE POSSAM SER DE APLICAÇÃO, O QUE INCLUI, A TÍTULO MERAMENTE ENUMERATIVO E NÃO LIMITATIVO, OS DANOS EMERGENTES OU INDIRECTOS E OS DANOS PUNITIVOS.
- Esta garantia limitada não cobre o desgaste normal decorrente do uso, nem as avarias ou falhas de funcionamento provocadas por uso indevido, montagem inadequada, negligência, alterações, manutenção inadequada, acidente, uso incorrecto ou colisão. Esta garantia limitada confere direitos legais específicos ao cliente. É possível que o cliente possua também outros direitos legais, dependendo do estado ou do país. Alguns países e estados não permitem a exclusão ou limitação de garantias ou danos emergentes ou indirectos, pelo que as limitações ou exclusões anteriores poderiam não ser aplicáveis ao seu caso concreto. Se um tribunal competente determinasse que alguma das cláusulas desta garantia limitada não era aplicável, tal não afectaria as restantes cláusulas desta garantia limitada, que permaneceriam plenamente vigentes.
ESTA É A ÚNICA GARANTIA COM A QUAL A FOX COBRE OS SEUS PRODUTOS E COMPONENTES DAS SUSPENSÕES, SEM QUE EXISTA NENHUMA OUTRA GARANTIA ALÉM DA AQUI DESCRITA. FICA EXCLUÍDA QUALQUER OUTRA GARANTIA IMPLÍCITA QUE POSSA CONSIDERAR-SE POR LEI, INCLUÍDAS, A TÍTULO MERAMENTE ENUMERATIVO E NÃO LIMITATIVO, AS GARANTIAS IMPLÍCITAS DE COMERCIABILIDADE OU DE IDONEIDADE PARA UMA FINALIDADE CONCRETA.
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