
SAG: UMA SIMPLES QUESTÃO DE PRESSÃO
A afinação das suspensões baseia-se em algo tão simples como o SAG, uma palavra que não deve temer e que encerra o segredo do bom funcionamento da sua suspensão.
Vale a pena perder dez minutos com uma simples operação de ajuste que lhe dará muitos dias de satisfação. Isso é tudo o que o SAG irá exigir de si, um valor que marcará a pressão adequada da nossa suspensão e, por conseguinte, o seu bom funcionamento. Mas…
O QUE É O SAG?
Todas as suspensões estão pensadas para trabalhar com aquilo a que chamamos SAG, também denominado como pré-afundamento ou curso negativo, ou seja, o afundamento que tem qualquer suspensão com o próprio peso do utilizador da bicicleta.
Esse afundamento não é uma perda de curso, já que é essencial para que quando as rodas encontrarem pequenos buracos se estendam e não percam contacto com o solo, mantendo a máxima tracção.
15-20%
Aqui os valores de referência são diferentes dos que se aplicam aos amortecedores. A FOX recomenda um SAG de 15 a 20% do curso da suspensão, dependendo se prefere uma sensação mais firme ou mais suave. Regra geral, apesar de repetirmos que depende dos gostos, um praticante de XC optará por uns 15% e um praticante de enduro por uns 20% ou até um pouco mais.
Se, por exemplo, a sua suspensão tem 140 mm de curso e queremos um SAG de 15%, o nosso peso deverá afundá-la 15 mm. Se, pelo contrário, queremos uns 20%, deverá afundar 28 mm.
Lembre-se que o cálculo é feito com o peso no momento de arrancar. Isso quer dizer que no momento de o calcular deveremos fazê-lo tendo já o capacete, a mochila de hidratação, sapatos de ciclismo, etc
MODO OPEN
Outro ponto-chave para calcular o SAG é deixar os manípulos de compressão em modo aberto para facilitar o afundamento da suspensão.
O mesmo se aplica às suspensões Performance e Factory: o regulador extra de “ajuste fino” que apresenta o modo Open deverá estar também aberto ao máximo.
Recorde que também não deve apertar os travões, pois iria falsear a medição.
NECESSITA DE FERRAMENTAS?
Não. Precisa simplesmente de uma fita métrica, uma bomba de ar específica para suspensões e o O-ring que trazem todas as suspensões e amortecedores, que nos servirá como ponto de referência e que, caso não exista, podemos substituir por um zip-tie (atilho de aperto). Nunca utilize um compressor ou uma bomba de encher as rodas para dar pressão a um amortecedor.
DEVO PÔR EXACTAMENTE O QUE DIZEM AS TABELAS DE PRESSÃO?
As tabelas de pressão que apresentamos em seguida são um ponto de partida que o ajudará a afinar o amortecedor, uma referência para que seja mais fácil encontrar o setting adequado. À medida que se for habituando à sua nova suspensão, modifique subtilmente esses valores até encontrar a afinação que se adapte ao seu gosto e estilo de pilotagem.
COMO SABER O CURSO DA NOSSA SUSPENSÃO?
O curso da suspensão é muito mais fácil de saber do que o de um amortecedor. Ainda assim, todos os nossos produtos possuem um código de quatro dígitos que lhe permite obter todos os detalhes técnicos.
Para os averiguar basta entrar em www.ridefox.com, procurar no menu “HELP” e “BIKE” e introduzi-lo no espaço adequado. Assim que o fizer, vai obter toda a informação acerca da suspensão, incluindo a medida do curso em polegadas. Lembre-se que uma polegada equivale a 2,54 mm.
Se quiser simplificar ainda mais, o que pode fazer é retirar todo o ar da suspensão e afundá-la até esgotar o curso, tornar a pôr pressão e medir a distância entre o retentor e o O-ring. Se a sua suspensão não tiver um O-ring, pode utilizar um zip-tie (atilho de aperto) pequeno.

FOX 32
MEDIDAS SAG | ||
---|---|---|
CURSO | 15% SAG (Firme) | 20% SAG (Suave) |
110 mm | 17 mm | 22 mm |
120 mm | 18 mm | 24 mm |
130 mm | 20 mm | 26 mm |
140 mm | 21 mm | 28 mm |
150 mm | 23 mm | 30 mm |
160 mm | 24 mm | 32 mm |
AJUSTES DE PRESSÃO(sugeridos) | |||
---|---|---|---|
PESO KG | PRESSÃO FLOAT | PRESSÃO TALAS | |
54-59 | 66 psi | 98 psi | |
59-64 | 71 psi | 105 psi | |
64-68 | 76 psi | 113 psi | |
68-73 | 82 psi | 121 psi | |
73-77 | 87 psi | 129 psi | |
77-82 | 92 psi | 137 psi | |
82-86 | 98 psi | 144 psi | |
86-91 | 103 psi | 152 psi | |
91-95 | 108 psi | 160 psi | |
95-100 | 113 psi | 168 psi | |
100-104 | 119 psi | 176 psi | |
104-109 | 124 psi | 183 psi | |
109-113 | 129 psi | 191 psi |

FOX 34
MEDIDAS SAG | ||
---|---|---|
CURSO | 15% SAG (Firme) | 20% SAG (Suave) |
110 mm | 17 mm | 22 mm |
120 mm | 18 mm | 24 mm |
130 mm | 20 mm | 26 mm |
140 mm | 21 mm | 28 mm |
150 mm | 23 mm | 30 mm |
160 mm | 24 mm | 32 mm |
AJUSTES DE PRESSÃO (sugeridos) | |||
---|---|---|---|
PESO KG | PRESSÃO FLOAT | PRESSÃO TALAS | |
54-59 | 58 psi | 98 psi | |
59-64 | 63 psi | 105 psi | |
64-68 | 68 psi | 113 psi | |
68-73 | 72 psi | 121 psi | |
73-77 | 77 psi | 129 psi | |
77-82 | 82 psi | 137 psi | |
82-86 | 86 psi | 144 psi | |
86-91 | 91 psi | 152 psi | |
91-95 | 96 psi | 160 psi | |
95-100 | 100 psi | 168 psi | |
100-104 | 105 psi | 176 psi | |
104-109 | 110 psi | 183 psi | |
109-113 | 114 psi | 191 psi |

FOX 36
MEDIDAS SAG | ||
---|---|---|
CURSO | 15% SAG (Firme) | 20% SAG (Suave) |
140 mm | 21 mm | 28 mm |
150 mm | 22 mm | 30 mm |
160 mm | 24 mm | 32 mm |
170 mm | 26 mm | 34 mm |
180 mm | 27 mm | 36 mm |
AJUSTES DE PRESSÃO (sugeridos) | |||
---|---|---|---|
PESO KG | PRESSÃO FLOAT | PRESSÃO TALAS | |
54-59 | 51 psi | 98 psi | |
59-64 | 55 psi | 105 psi | |
64-68 | 59 psi | 113 psi | |
68-73 | 63 psi | 121 psi | |
73-77 | 67 psi | 129 psi | |
77-82 | 71 psi | 137 psi | |
82-86 | 75 psi | 144 psi | |
86-91 | 79 psi | 152 psi | |
91-95 | 83 psi | 160 psi | |
95-100 | 87 psi | 168 psi | |
100-104 | 91 psi | 176 psi | |
104-109 | 95 psi | 183 psi | |
109-113 | 99 psi | 191 psi |

FOX 40
MEDIDAS SAG | ||
---|---|---|
CURSO | 15% SAG (Firme) | 20% SAG (Suave) |
203 mm | 30 mm | 41 mm |
AJUSTES DE PRESSÃO(sugeridos) | |||
---|---|---|---|
PESO KG | PRESSÃO FLOAT (psi) | ||
54-59 | 49 psi | ||
59-64 | 53 psi | ||
64-68 | 57 psi | ||
68-73 | 61 psi | ||
73-77 | 65 psi | ||
77-82 | 69 psi | ||
82-86 | 73 psi | ||
86-91 | 76 psi | ||
91-95 | 80 psi | ||
95-100 | 84 psi | ||
100-104 | 88 psi | ||
104-109 | 92 psi | ||
109-113 | 96 psi |
COMO CALCULAR O SAG DA SUA SUSPENSÃO
Últimas Entradas
- COMO TROCAR OS ESPAÇADORES DE VOLUME NUMA FOX 32 E 34
- COMO TROCAR OS ESPAÇADORES DE VOLUME NUMA FOX 36
- LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO DE AMORTECEDORES FLOAT
- CÓDIGOS FOX